Nutrição e Calor Extremo: Como a Alimentação Pode Ajudar a Enfrentar a Onda de Calor
- Luana Nunes

- 11 de fev.
- 2 min de leitura
Nos próximos dias, as temperaturas prometem subir, trazendo desafios para a hidratação e o bem-estar, pois c calor excessivo pode levar à desidratação, fadiga e até mesmo problemas mais graves, como a insolação. A boa notícia é que a alimentação pode ser uma grande aliada para manter o corpo equilibrado e suportar melhor essas condições.

A água é essencial para regular a temperatura corporal e evitar a desidratação, sendo que a faixa de recomendação para a população me média é de consumir pelo menos 2 litros de água por dia, podendo ser mais ou menos, dependendo do seu nível de atividade e da temperatura ambiente, para saber a quantidade exata de água que você deve consumir ao dia de acordo com suas necessidades, basta multiplicar seu peso por 35 obtendo o total em ml que você deve consumir. Além da água, invista em líquidos como chás gelados (cuidado com os adoçantes e açúcares) e águas saborizadas naturais, que ajuda a repor eletrólitos perdidos pelo suor.

Frutas e vegetais são fontes excelentes de água e nutrientes essenciais, sendo que algumas destas possuem um teor maior de água em sua composição, o que incide em uma melhor opção para se hidratar neste calorão. Alguns exemplos são:
Melancia (cerca de 90% de água);
Pepino (96% de água);
Laranja (86% de água e rica em vitamina C);
Tomate (94% de água e fonte de antioxidantes) Esses alimentos ajudam na hidratação e ainda fornecem vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo.
Refeições muito pesadas e ricas em gorduras saturadas dificultam a digestão, causando desconforto e aumentando a sensação de calor, como por exemplo o consumo de mortadela, miojo, salgadinhos, bolachas recheadas e sorvetes. Prefira opções leves, como saladas coloridas, grelhados, picolés de fruta e leguminosas. Evite também o excesso de cafeína e bebidas alcoólicas, pois podem intensificar a desidratação, caso haja o consumo destas bebidas, a cada copo de bebida alcoólica intercale com o consumo de água.

Com o suor, perdemos minerais como sódio, potássio e magnésio. Para repor essas perdas, inclua na alimentação:
Banana (rica em potássio, ajuda na função muscular);
Castanhas e sementes (fonte de magnésio, importante para a energia e relaxamento muscular);
Água de coco (excelente repositor de eletrólitos).
A alimentação desempenha um papel essencial na manutenção do bem-estar durante ondas de calor, sendo de extrema importância saber escolher alimentos hidratantes, leves e nutritivos pode fazer toda a diferença para enfrentar o calor com mais disposição e conforto.
Cuide-se e aproveite os dias quentes com responsabilidade!
Luana Nunes
CRN357122




Comentários